Por que investir em marketing digital é essencial para o crescimento do meu negócio?

Por que investir em marketing digital é essencial para o crescimento do meu negócio?

Dia 07 de agosto de 2019, 19:44 por Revolution Tech

Marketing Digital é uma combinação de múltiplas estratégias voltadas para a promoção de um negócio ou produto por meio de canais digitais. Mas você sabe por que essa grande inovação é necessária para o sucesso da sua empresa?

Antigamente, quando se falava de marketing, qual era a primeira coisa que vinha na sua cabeça? Televisão, rádio, jornal.

E claro que, você não estava errado. Isso era o marketing daquela época. As pessoas estavam assistindo a sua novela na televisão, até que chegasse o horário dos comerciais e todos eram obrigados a assistir até o final para poder retomar a programação original.

Mas no meio disso, a inovação tecnológica da internet chegou. E junto com ela, o mundo do marketing foi modificado drasticamente.

A internet permitiu o direito de escolha.

Agora o consumidor pode escolher qual conteúdo ele vai consumir, qual anúncio vai assistir, e qual empresa ele irá fazer negócios.

Existe uma infinidade de opções disponíveis na internet. Basta você procurar qualquer ramo de negócio no google, e imediatamente irão surgir dez, vinte ou trinta empresas da sua localidade que oferecem exatamente o que você busca.

O seu produto não vai se vender sozinho.

Agora você deve parar por um momento e se perguntar: Com tantas opções disponíveis, por que o meu cliente vai escolher fazer negócios com a minha empresa?

É a qualidade do seu produto? É a qualidade do seu atendimento?

Mas se você não estiver na web, o seu cliente não vai ter como saber sobre isso. Se ele pesquisar no google e não te encontrar, ele vai simplesmente escolher outra empresa que ofereça o que ele procura.

De acordo com a pesquisa realizada pela Connected Life, cerca de 7 a cada 10 brasileiros (68%) pesquisam na web antes de realizar suas compras na loja física.

E não é somente isso. Se o seu marketing na web não estiver com qualidade e profissionalismo, o que você acha que seu cliente vai pensar sobre o seu negócio?

Marketing digital é uma oportunidade de ouro.

Parece muito desafiador para você? Mas na verdade, o marketing também é uma oportunidade de ouro para fazer a sua empresa crescer e multiplicar as suas chances de fazer negócios.

Como eu faço para começar hoje mesmo?

Marketing Digital é uma combinação de múltiplas estratégias voltadas para a promoção de um negócio ou produto por meio de canais digitais.

E quando falamos de múltiplas, estamos falando de uma infinidade de opções a serem escolhidas.

Existem formas infinitas de fazer makreting digital, mas como não queremos complicar, vamos começar pelas principais:

Site responsivo.

Site responsivo é como uma página na web que contém os dados referentes a sua empresa, o ramo de atuação, os benefícios que pode prover ao consumidor, as formas de contato e demais informações que o contratante em questão tiver interesse de adicionar.

Sua função será de prover as informações necessárias para o cliente e no desenvolvimento deste, convencê-lo de que você é a melhor opção para fazer negócios.

Por este motivo também, é importante que o site seja feito com muita qualidade e profissionalismo, além de manter a caracterização da empresa e apresentar um ar de inovação e conforto para quem está visitando.

Também é essencial que o site em questão seja responsivo, isto é, que tenha adaptação para diferentes formatos, como celulares, tablets e derivados. Isso porque com a popularização do uso do celular, uma grande parte dos consumidores se concentrou no uso desses meios.

Loja virtual ou e-commerce.

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As lojas virtuais, assim como os sites, se tratam de uma página da web, que da mesma forma também irá apresentar suas informações e dados. Mas, o benefício principal vai bem além disso.

As lojas virtuais são plataformas que disponibilizam a possibilidade de realizar negociações diretamente pela web.

Sim, é exatamente isso. Na loja virtual o consumidor terá a opção de selucionar exatamente o produto que quer e efetuar o pagamento na mesma hora.

As lojas virtuais não são apenas inovadoras, quanto proporcionam uma comodidade que os consumidores vem buscando cada vez mais, graças a possibilidade de comprar o que precisam sem sequer sair de casa.

E isso não é benefício apenas para quem está comprando. As lojas virtuais ficam online 24 horas por dia, sem pausas aos fins de semana ou feriados, e sem precisar que você fique de olho. É uma possibilidade de fechar negócios sem limitações.

SEO (Search Engine Optimization).

São múltiplas técnicas e estratégias utilizadas em uma página da web que proporcionam um maior posicionamento nos motores de busca, como o próprio Google.

Quando você faz uma busca na internet, você vai dar preferência aos primeiros links, ou vai ficar indo olhar os mais de baixo? Claro, que quanto mais em cima, melhor.

E se um site ficará em cima ou embaixo, é definido pelos motores de busca, de acordo com várias métricas analisadas por processos automáticos.

O estudo de SEO permite que o profissional compreenda o funcionamento dessa métricas, e utilize-as ao seu favor para proporcionar um posicionamento melhor.

Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo é um conteúdo que vende. Essa é uma estratégia de médio e longo prazo, com o foco em prover um conteúdo de qualidade para conquistar o consumidor, e por meio do conteúdo e uma série de processos envolvidos na técnica, converter um leitor em cliente.

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias aplicadas em blogs, que são plataformas especializadas na divulgação de conteúdo.

O marketing de conteúdo é ideal pode ter os mais diferentes objetivos: gerar uma quantia maior de leads e seguidores, aumentar o alcance da marca na web, gerar autoridade, educar o mercado acerca de um  determinado assunto, entre muitos outros que podem ser explorados, de acordo com a estratégia usada.

Email marketing.

Como o próprio nome diz, é uma estratégia focada em gerar negócios e oportunidades a partir do envio de propostas e conteúdo relevante por email.

Apesar de ser uma técnicas já muito conhecida e considerada “antiga”, é ainda uma das mais eficientes para qualquer tipo de negócio.

A troca de emails valiosos é essencial para criar uma aproximação da empresa com o cliente, o que gera intimidade e maior confiança com quem está do outro lado.

Mas para isso é preciso cuidado. Enviar emails repetitivos, de maneira intrusiva, e com frequencias altas demais, pode fazer com que sua empresa seja enquadrada como spam, e isso seria péssimo para a marca.

O ideal é trabalhar com o envio de email bem elaborados e com conteúdo que será interessante e útil para o seu leitor.

Redes sociais.

As redes sociais são uma fonte de interação e propagação de conteúdo inesgotável. Tudo que é divulgado e contém qualidade, é rapidamente espalhado e alcança mais e mais pessoas.

Além desse fator único, as redes sociais também permitem uma maior humanização da marca, uma representação mais direta e amiga do cliente, o que também irá prover uma conversa maior entre empresa e cliente.

Cada rede social possui um benefício diferente, além de possuírem formatos próprios de conteúdo. Um exemplo bastante claro é o YouTube, onde o formato adotado é o de vídeos. Logo, se a sua divulgação consiste em vídeos, você irá selecioná-lo como plataforma.

É necessário um estudo profundo e uma grande avaliação para definir qual irá atender as necessidades do seu negócio. Principalmente porque: onde o seu público está? Será que é realmente no Instagram ou Facebook? A resposta vai variar, de empresa para empresa.

E o valor de investimento?

Não há nada o que se preocupar em relação a esse fator. O marketing digital é muito econômico e necessita de investimentos muito baixos se comparados às formas de marketing tradicionais.

Além disso, o custo x benefício será muito maior. Por que?

Nos meios tradicionais, quando você contrata, por exemplo, uma planfetagem em uma grande área comercial, você não sabe distinguir se a pessoa que receberá seu panfleto é ou não um potencial cliente e se o valor daquele panfleto irá render ou simplesmente ser descartado.

Já no marketing digital, você consegue fazer campanhas direcionadas apenas para alcançar o público que você deseja e que possui uma possibilidade muito maior de ser convertido em clientes.

 E não para por aí. Nas formas tradicionais, você não vai conseguir distinguir o quanto benéfico foi a sua campanha, enquanto que no marketing digital, você consegue mensurar com grande eficiencia os seus resultados.

É preciso contratar um profissional?

Nem sempre o marketing digital é feito com qualidade. Muitas vezes, uma pessoa inexperiente faz um investimento de maneira errônea, e acaba não gerando os resultados esperados.

Não adianta você simplesmente colocar um dinheiro ali e esperar que vai dar certo.

Quando falamos sobre um profissional de marketing digital, estamos falando sobre uma pessoa que dedicou um grande período de tempo se dedicando em estudar e aprimorar as mais diferentes técnicas utilizadas.

E não é uma rotina fácil.
O marketing digital está se aprimorando mais a cada dia que se passa. O método usado em um mês pode já funcionar de maneira diferente no outro mês.

E consequentemente, o profissional vai ter que correr atrás de todas as atualizações, se informar, e continuar aprimorando a sua maneira de trabalhar para poder proporcionar o melhor a você que vai contratá-lo.

Uma regra muito importante quando se trata de marketing, é que nenhuma fórmula é definitiva. E para poder aplicar todas as novas atualizações, o profissional vai ter que acompanhar uma infinidade de dados e informações para ver qual será a melhor maneira de aplicá-las à sua estratégia.

Quando se fala de Marketing, se fala de métricas.

Métricas são números, quantidades, e principalmente, muito estudo e dedicação.

As métricas são utilizadas no marketing para medir em números os resultados que a sua estratégia de marketing está alcançando de acordo com o esforço desempenhado.

As métricas vão apontar o que está sendo bem aceito, o que está alcançando um número maior de pessoas, e até mesmo qual é o meio que está apresentando maior retorno.

E claro, para poder entender como tudo isso funciona, vai ser preciso de muito conhecimento. Conhecimento que o profissional adequado vai ter para atender às necessidades do seu negócio.

O profissional de marketing digital consegue fazer a união perfeita do seu desejo com o resultado que você espera.

Chegamos ao fim?

Com toda certeza: Não! O marketing digital não é algo que você vai conseguir compreender completamente. Seria necessário um longo estudo, e olhe lá.

Mas agora, você certamente já sabe todo o básico para começar a colocar em prática. Se você ainda estiver com dúvidas ou tiver o interesse de contar um profissional, a Revolution Tech está a disposição para prover as melhores soluções para você, e o seu negócio!

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