8 sinais de que o estresse está prejudicando sua rotina de trabalho

8 sinais de que o estresse está prejudicando sua rotina de trabalho

Dia 12 de February de 2020, 18:26 por Revolution Tech

Você que é empresário e tem que resolver todas as burocracias e problemas de uma empresa, com certeza já se estressou em algum momento do dia. Mas será que o estresse não está prejudicando a sua rotina?

Primeiro de tudo devemos saber, o que é o estresse?

O estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “combater ou fugir", liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o estresse vamos para o principal.

Oito sinais de que o estresse esta prejudicando sua rotina de trabalho

1. Piora na tomada de decisões: Durante nossa vida inteira, nós tomamos decisões, sejam elas boas ou ruins. Quando estamos no nosso ambiente de trabalho, decisões são muito importantes, e qualquer erro pode trazer grandes problemas.

2. Prejudica a qualidade do trabalho: Quando nos estressamos demais, acabamos perdendo o foco e sem ele não temos concentração, o que acaba desviando nossa atenção do trabalho.

3. Prejudica a relação com os colegas: A raiva também é uma das características do estresse, e quando estamos passando por esse problema, acabamos perdendo a paciência com facilidade. Se isso ocorre no ambiente de trabalho, podemos acabar nos envolvendo em discussões com nossos colegas, o que acaba por atrapalhar a harmonia necessária no ambiente de trabalho.

4. Acidentes de trabalho: A perda de atenção causada pelo estresse pode nos levar a cometer acidentes que podem nos machucar, como quedas, esbarros, entre muitas outras possibilidades. Manter o foco é muito importante.

5. Falta de criatividade: Vamos supor que você precise lidar com um trabalho ou relatório de última hora e que precisa ser terminado o mais rápido possível. Você passa vários minutos pensando, e nada, as idéias simplesmente não chegam. Isso é um problema frequentemente causado pelo estresse, o bloqueio da criatividade.

6. Sabotagem do próprio trabalho: A perda de atenção causada pelo estresse pode fazer com que você cometa erros críticos em relatórios, documentos importantes e até mesmo pedidos de clientes.

Receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail

Cadastre-se na nossa newsletter


7. Prejuízo a empresa: Todos esses fatores causados pelo estresse constantemente afetando a sua rotina, podem ocasionar na perda de rendimento da empresa, isto é, pode ser uma diminuição nos lucros, uma dificuldade na aquisição de clientes, ou mesmo um problema de gestão geral da empresa.

8. Falta de motivação: Com tantos problemas afetando o nosso dia a dia, acabamos perdendo a motivação e o ânimo, nos deixando com uma sensação de cansaço e até mesmo preguiça, sem disposição para realizar as tarefas necessárias.

Doenças que podem ser causadas pelo estresse

O estresse é um problema sério, e merece atenção. Além de prejudicar sua rotina de trabalho, em casos mais graves o estresse pode chegar a causar doenças, dentre elas:

1. Insônia;
2. Transtornos alimentares;
3. Depressão;
4. Problemas Cardiovasculares;
5. Problemas de memória;
6. Agitação;
7. Preocupação excessiva;
8. Dor de cabeça;
9. Perda de libido;
10. Resfriados frequentes;
11. Problemas no cabelo, pele, unhas;
12. Cansaço;
13. Irritabilidade;
14. Isolamento social;
15. Infelicidade;
16. Choro fácil;
17. Dores musculares.

5 formas de impedir o avanço do estresse

No caso de você identificar que está sendo afetado por alguma dessas doenças, o ideal é procurar um médico especializado. Enquanto você ainda está apenas vendo os sinais citados anteriormente, ainda existem muitas formas de impedir o avanço do estresse! Confira logo abaixo:

1. Mantenha o ambiente organizado: Para termos um desempenho melhor em nosso trabalho, é importante termos organização, tanto em nossa mesa quanto ao organizar os compromissos em pastas no computador ou anotar em uma agenda.

2. Faça intervalos ao longo do dia: Ao passar do tempo, nós ficamos exaustos do trabalho, bate aquele pequeno cansaço. Quando isso acontecer, levante um pouco da sua cadeira, tome uma água ou café e respire fundo para poder descansar um pouco.

3. Assuma responsabilidade pela sua vida: Quando começamos a trabalhar em uma empresa, principalmente como um empreendedor, nós assumimos um compromisso muito grande e compromissos são valiosos para a vida. O seu trabalho vai ser seu meio de sustento então é algo muito importante, se concentre em ser responsável com seus compromissos de trabalho e sempre tente dar o melhor de si em qualquer área da vida.

4. Administre seu tempo e suas atividades: Uma forma muito interessante para cuidar da administração do tempo é o uso de sistemas empresariais que organizam suas funções e ajudam na sua produtividade, permitindo que você se concentre apenas naquilo que realmente precisa, e não se perca no meio de tanto trabalho.

5. Saiba valorizar suas vitórias: Quando você realizar uma nova conquista, avanço no trabalho, ou mesmo alcançar seus objetivos, sinta-se orgulhoso de você mesmo! Afinal você conseguiu atingir suas metas, não fique pensando que foi pouco, agradeça pela que tem no momento e continue crescendo, você é merecedor do seu trabalho e de suas vitórias.

8 formas de melhorar a qualidade de vida para prevenir o estresse

Uma ótima forma de controlar o estresse é também se concentrando em melhorar seu estilo de vida, que está intimamente relacionado ao desenvolvimento do estresse. A seguir, veja algumas atividades que podem ajudar você!

1. Fazer exercícios físicos regularmente;
2. Escutar uma música de seu gosto, que te faça bem;
3. Ler um livro;
4. Praticar a meditação;
5. Respirar corretamente;
6. Alimentar-se de forma balanceada;
7. Dormir melhor;
8. Rir mais.

Conheça as principais causas do estresse

Também é muito importante estar atento às causas do estresse, pois chegar ao início do problema é a melhor forma de resolvê-lo. Nós estamos sempre correndo de um lado para o outro, se preocupando com tudo e quando vemos estamos estressados. Veja abaixo as principais causas do estresse:

1. Emprego novo ou cobrança excessiva no trabalho;
2. Perda do emprego;
3. Desejo de aprovação social;
4. Intensa competição entre emprego e família;
5. Acumular dívidas;
6. Baixa auto-estima;
7. Não ter tempo para se divertir;
8. Acúmulo de preocupação.

Você sabia que o brasileiro está entre os povos mais estressados do mundo? Pois é, 70% da população ativa sofrem com o estresse, e não é só os brasileiros, 90% da população global sofrem com isso. É isso mesmo, o estresse está em todo lugar e muitas das vezes esse estresse é causado pelo trabalho, por isso é preciso ficar muito atento aos sinais e trabalhar principalmente na prevenção.

Caso você suspeite que esteja com excesso de estresse, consulte um médico e comece a aplicar as formas citadas aqui para solucionar o seu problema!

Se você está buscando um sistema de gestão empresarial para evitar o estresse no trabalho, entre em contato com a Revolution Tech e converse com um especialista.

Faça parte de nossa Newsletter

Receba conteúdo personalizado em seu e-mail!

Agência Revolution Tech

A Revolution Tech é uma empresa especializada na criação de Websites e Consultoria de Marketing, tendo como principal objetivo a realização dos sonhos de seus clientes e parceiros!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Feito com pela Revolution Tech © 2024 - Todos os direitos reservados.