De que maneira as Redes Sociais podem contribuir no sucesso da minha empresa?

De que maneira as Redes Sociais podem contribuir no sucesso da minha empresa?

Dia 16 de março de 2020, 09:47 por Revolution Tech

Desde sua chegada, as redes sociais foram vistas pelos empresários como uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas, e se tornaram uma ferramenta essencial para quem quer empreender! Quer saber como?

As redes sociais já são parte constante do nosso dia a dia, seja para manter contato com nossos familiares, para ficar por dentro de notícias ou apenas para lazer. Mas você sabe como elas podem ajudar a sua empresa a ter sucesso? Confira logo a seguir!

O que são as redes sociais?

Redes sociais são estruturas compostas por múltiplas pessoas, empresas ou mesmo organizações, nas quais se relacionam, interagem e compartilham conteúdo, formando conexões.

Geralmente, essa estrutura está em ambiente digital, por meio de sites ou aplicativos, como o Facebook, Instagram, Twitter e entre muitos outros que se tornaram tão populares e presentes no nosso cotidiano.

As redes sociais foram maneiras inovadoras para pessoas se conectarem umas com as outras, sem as limitações de tempo e localização. Se tornou muito simples trocar mensagens e informações com outras pessoas, mesmo que estivessem do outro lado do mundo.

O desenvolvimento do novo meio de comunicação atraiu os olhares curiosos dos empreendedores, que se atentaram para a poderosa oportunidade para estabelecer conexões mais fortes com seus consumidores por meio das redes sociais.

As redes sociais passaram a ganhar ainda mais força e popularidade, se tornando também uma forma para o consumidor buscar informações sobre as empresas nas quais desejava fazer negócios, além de formar conexões mais diretas com essas empresas.

Não demorou muito tempo para que o ato de pesquisar nas redes sociais antes de comprar um produto ou serviço se tornasse um hábito popular por todo o mundo. Foi então que as redes sociais passaram a se tornar essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

Mas de que maneira as redes sociais podem contribuir no sucesso do meu negócio?

Agora que você já entendeu sobre o que são as redes sociais e como elas impactaram o marketing das empresas em todo o mundo, vamos falar sobre o ponto principal! O que as redes sociais podem fazer pelo seu negócio? Veja a seguir.

Comunicação: As redes sociais permitem uma conexão muito maior entre empresa e consumidor, além de atribuir mais confiança, esse ato gera mais humanidade e empatia para a empresa.

Alcance: Conforme você compartilha conteúdo e interage nas redes sociais, você vai alcançar cada vez mais pessoas, que irão passar a se conectar com sua marca.

Leads: Ao alcançar um público maior, você irá atrair pessoas que tem interesse no seu negócio e que poderão ser encaminhadas para o seu site, se tornando seus leads que podem ser nutridos para gerar vendas posteriormente.

Autoridade:  Por meio do conteúdo que você publica em suas redes sociais, você irá demonstrar a autoridade que tem no assunto, o que fará com que as pessoas o vejam como uma referência naquela área.

Vendas: Agora sim, o que todos esperavam! Sim, investir nas redes sociais aumentará o seu potencial de vendas, uma vez que você está divulgando o seu produto/serviço para um público selecionado.

Uma coisa é fato, tudo depende da estratégia que você vai usar nas suas redes sociais. Estar presente nas redes sociais é essencial, mas lembre-se de contratar um bom profissional para garantir que tudo será feito da melhor maneira possível.

O seu perfil ou página nas redes sociais é como uma representação do seu negócio na web, que será usado por seu público como uma referência do que a sua empresa realmente é. Não tem como fazer tudo de qualquer jeito sabendo disso, não é mesmo?

Mas agora, vamos falar sobre os benefícios que as redes sociais podem trazer para você.

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Reforça a sua marca: O fortalecimento da marca é essencial para demonstrar sua credibilidade e profissionalismo. Uma presença ativa nas redes sociais demonstra um posicionamento positivo de acordo com o mercado, o que demonstra credibilidade e profissionalismo.

Educa o mercado: A partir das redes sociais você é capaz de ensinar ao seu público a importância do seu produto/serviço, atribuindo mais valor a ele e tornando os consumidores mais propensos a fazerem negócios com você.

Propagação de conteúdo: Nas redes sociais, tudo que é compartilhado rapidamente se espalha entre as pessoas e viraliza. A forma que o conteúdo é divulgado é muito rápida, o que torna as redes sociais uma forma excelente para levar a sua empresa até o seu público.

Análise de resultados: As redes sociais permitem que você esteja por dentro de todos os resultados que você alcança, podendo monitorar a quantia de seguidores, visualizações e até mesmo as taxas de engajamento, o que permite uma análise de resultado muito mais simples e fácil.

Acompanha as tendências: Por estar sempre conectado com as redes sociais, você sempre fica por dentro do que seu público está buscando e do que sua concorrência está fazendo. Dessa forma você sempre está de acordo com as últimas tendências.

Mas como eu começo a investir nas redes sociais?

Para começar, não adianta você só publicar qualquer coisa quando achar que é bom, demorar a responder as mensagens e colocar seu dinheiro nas ferramentas de impulsionamento, torcendo para que dê tudo certo.

As redes sociais são complexas, e principalmente, são diferentes umas das outras. Você precisa de uma série de conhecimentos para conseguir ter um bom resultado, além de experiência, que vai lhe faltar muito. Então o que fazer?

Invista em um profissional.

Esse é um fator essencial se você quer ter um bom desempenho. Na atualidade já existem pessoas capacitadas especificamente para trabalhar com as redes sociais, das quais estudam muito para fazer esse serviço da melhor forma possível.

Veja logo abaixo as vantagens de contratar um profissional:

Facilidade: Vamos ser sinceros. Se você fosse fazer tudo por você mesmo, seria muito trabalhoso. Teria que estudar muito sobre essa funcionalidade, sobre as redes sociais, estratégias e muitos outros fatores. Contratando um profissional você apenas precisa dizer a ele o que busca e ele saberá a melhor forma de implementar. E se você também não sabe o que quer, ele também irá fazer sugestões de acordo com seu negócio.

Tempo: Cuidar de uma rede social ocupa muito tempo. Você precisa ficar o tempo todo de olho, tem que ficar sempre atento e ainda tem que fazer uma série de funções para que tudo dê certo. Com um profissional, tudo ficaria por conta dele e você não teria mais nada para se preocupar.

Especialização: Um profissional já está acostumado a lidar com as redes sociais, ele sabe quais estratégias funcionam melhor e ele vai saber fazer as adaptações necessárias de acordo com o seu negócio. Por assim dizer, ele tem mais prática e experiência, o que torna muito mais eficiente que ele o faça.

Custo x benefício: Sabe o que falamos sobre a experiência? Ela também irá interferir muito aqui. Até que você consiga capacitação e experiência suficientes para você conseguir lidar com tudo sobre as redes sociais, você já terá tido um gasto muito maior do que o de investir em um profissional especializado. Além disso, os resultados que ele conseguirá obter também chegarão consequentemente mais rápido e em maior número.

Ferramentas: Para a gestão eficiente das redes sociais, os profissionais utilizam uma série de ferramentas diferentes, das quais necessitam de conhecimento para operar, e muitas vezes de investimento para obter. Enquanto isso, o profissional já conta com ferramentas mais adequadas para fazer o serviço!

Ajustes de estratégia: Caso você queira fazer qualquer ajuste ou alteração em sua estratégia, consegue facilmente conversar com o profissional que contratou para que ele se adapte ou até mesmo proponha um novo orçamento para atender a sua demanda.

Resultados: Claro que, além de tudo isso, o profissional terá mais facilidade de alcançar os resultados desejados e levá-los até você! Afinal, ele já está preparado para lidar com as redes sociais da melhor forma possível para ajudar você.

Mas claro, tome cuidado com quem você está contratando. Não adianta chamar o sobrinho da sua vizinha.

Analise o profissional, busque saber se ele tem conhecimento no que está fazendo, analise se ele já tem experiência, se pode te mostrar algum trabalho que já fez, e principalmente: tire dúvidas sobre o assunto! Um bom profissional vai saber respondê-las.

Você já parou para pensar no quanto as redes sociais cresceram e se desenvolveram? Se não, então vamos falar um pouco sobre esse assunto.

Mais da metade da população tem pelo menos uma rede social. Pessoas com 16 a 34 anos representam a maior parte dos usuários. As redes sociais, internet e todos os tipos de aplicativos estão disponíveis para qualquer pessoa, além de ter se tornando uma grande ferramenta de trabalho também é ótimo para entretenimento. É impressionante a forma com que as redes sociais se tornaram tão grandes, e elas continuam crescendo cada vez mais.

Mas afinal, em qual rede social eu devo investir?

Infelizmente não existe uma resposta certa. Depende muito do tipo de negócio que você tem, seu público-alvo e várias outras características muito pessoais da sua empresa. O ideal é que o seu profissional de gestão de redes sociais analise com cuidado e defina qual será a mais adequada.

Vale a pena lembrar que cada rede social também possui suas especialidades e focos, e a estratégia deve estar alinhada com esses fatores. Mas agora, vamos conhecer as principais redes sociais da atualidade!

Facebook: Chega a ser difícil alguém que ainda não participe do Facebook, e ainda mais alguém não conheça ou pelo menos tenha ouvido falar. A marca é um gigante no mundo todo, e conta com mais 2 bilhões de usuários ativos! Seu público certamente está lá.

Instagram: Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram já passou por muitas mudanças! Com um conteúdo mais focado no visual, foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para dispositivos móveis. Felizmente, hoje você já pode visualizar publicações pelo desktop também.

LinkedIn: A rede social voltada para profissionais. Apesar de se tornar cada vez mais parecida com outras de mesmo tipo, como o Facebook, o LikedIn possui um foco muito diferente, sendo usado para contratar profissionais, trocar experiências e conhecimentos com outras pessoas da área, etc. Possui cerca de 303 milhões de usuários ativos.

YouTube: É a rede social mais usada pelos brasileiros, ultrapassando até mesmo o Facebook! Ele já quase consegue alcançar a média de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo. Mas claro, ele possui certa limitação, afinal ele possui foco em conteúdos de formato em vídeo.

WhatsApp:  Essa é outra que você com toda certeza conhece! E se ainda não participa, é melhor começar. É a rede social de mensagens instantâneas mais popular da atualidade, e principalmente após o lançamento do WhatsApp Business, ele se tornou uma ótima forma de fazer negócios.

Twitter: Apesar do auge em 2009, o Twitter teve certo declínio de uns tempos para cá. Ainda assim é muito usado no mundo todo como uma rede social para posts rápidos e bem diretos, principalmente para realizar comentários simples. Conta com, atualmente, 326 milhões de usuários ativos.

Mas lembre-se, consulte o profissional que você for contratar para definir corretamente qual será a melhor opção para você, e também busque se informar dos motivos para tal escolha.

Aqui na Revolution Tech nós provemos um suporte especializado para que você sempre esteja por dentro de tudo que está acontecendo, além de contar com vários profissionais especializados e muito dedicados para fazer você e sua empresa alcançar o sucesso!

Não deixe de entrar em contato conosco e solicitar um orçamento agora mesmo.

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