Conteúdo Evergreen x Conteúdo noticioso: Qual é o ideal para o meu negócio?

Conteúdo Evergreen x Conteúdo noticioso: Qual é o ideal para o meu negócio?

Dia 30 de July de 2019, 19:11 por Revolution Tech

Esses conceitos do Marketing de Conteúdo são utilizados para separar duas diferentes formas de apresentar conteúdo ao leitor. Mas você sabe qual a diferença entre eles? Ou melhor, qual é o ideal para você usar?

Em um mercado cada vez mais competitivo e duro de se conseguir destaque, as diferentes técnicas de marketing vêm ganhando mais e mais força.

Dentre essas técnicas, surgiu o marketing de conteúdo, trazendo a ideia de se você quer se destacar na web, você precisa levar conteúdo de relevância para o seu público.

A partir do marketing de conteúdo, surgiu as definições de Conteúdo Evergreen (ou perene) e Conteúdo Noticioso. Mas você sabe qual a diferença entre eles? Ou melhor, você sabe qual é o ideal para o seu negócio? Nesse blog post, é isso que a Revolution Tech vai ajudar você a descobrir, confira!

Tópico 1: O que é conteúdo Evergreen e conteúdo Noticioso?

Evergreen: Assim como seu próprio nome diz, o conteúdo Evergreen é um tipo de conteúdo que está “Sempre Verde”. Ou seja, ele sempre está bom para ser consumido pelo seu lead.

A produção desse tipo de conteúdo é crucial para blogs empresariais. Isso porque o conteúdo evergreen é ótimo para quem precisa fortaceler a marca da empresa, ganhar confiança e respeito na web e manter uma visibilidade constante, sem necessidade de conteúdo novo o tempo todo.

Noticioso: Da mesma forma, é um conteúdo em estilo de notícia, que fala sobre um acontecimento recente, algo que é uma novidade. Consequentemente, daqui alguns dias ele já não será mais novidade, e já não será mais interessante para seu lead.

O conteúdo noticioso tem uma taxa de propagação muito alta, assim como tudo que é notícia nos dias de hoje. Isso quer dizer que, assim que divulgada, uma notícia rapidamente se espalha por toda parte.

Ainda não entendeu?

A diferença entre os dois conteúdos, é que um se trata de um conteúdo de longa duração, enquanto o outro é algo de imediato.

Agora que você já sabe do que se trata, vamos entender as vantagens e desvantagens de cada um.

Características do Conteúdo Evergreen:

? Conteúdo sempre interessante para o leitor.
? Conteúdo com foco na qualidade.
? Apresenta informações mais técnicas ou práticas.
? Educa o leitor acerca de um determinado assunto.
? Gera maior credibilidade na marca.

Características do Conteúdo Noticioso:

? Maior volume de tráfego em um curto período de tempo.
? Informa o público sobre um acontecimento.
? Linguagem mais urgente e direta.
? Fonte de conteúdo inesgotável.

Tópico 2: Exemplos de Conteúdo Evergreen.

Por mais incrível que pareça, o Conteúdo Evergreen está presente em nossas vidas o tempo todo.

Todos os dias, milhares de usuários realizam buscas no Google em busca de informações que irão ajudá-los em algum aspecto de sua vida. Confira alguns desses exemplos que você certamente já viu!

"Como fazer arroz soltinho em apenas 20 minutos."

"Aprenda Inglês em 5 passos."

"Saiba como ter maior produtividade no seu dia a dia".

"Tenha uma decoração de arrasar nos espaços pequenos da sua casa."

"Confira essas 5 dicas que irão mudar a sua forma de organização completamente."

"Dificuldades para dormir? Siga essas 10 dicas e dê adeus para o problema!"

Reconheceu algumas delas? E não somente isso, quanto essa própria matéria que você está lendo também se trata de um Conteúdo Evergreen.

Tópico 3: Exemplos de Conteúdo Noticioso.

Claro que o Conteúdo Noticioso não fica para trás, sendo muito usado até os dias de hoje principalmente em portais de notícias.

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Se você acompanha ou já acompanhou algum portal de notícias, provavelmente identificou vários desses exemplos!

Tópico 4: Mas afinal, qual deles é o ideal para o meu negócio?

Nada no mundo do marketing tem uma receita definitiva. A melhor forma de descobrir o que é melhor para a sua empresa, é testando e aprovando os mais diferentes métodos.

O Conteúdo Evergreen é o ideal para manter uma visibilidade constante e uma vida útil maior dos seus conteúdos. Por outro lado, o Conteúdo Noticioso irá a alcançar um bom resultado em um prazo bastante curto.

Uma excelente forma de explorar o máximo de cada tipo de conteúdo é fazer uma combinação entre eles. Dessa forma você poderia explorar uma visibilidade de ocasião, mas também não deixar de se tornar uma referência.

Mas claro, não permita se cegar por nenhuma forma de estratégia. Se não estiver sendo efetivo, é hora de mudar a fórmula.

E agora, como eu faço para produzir conteúdo Evergreen?

Qualquer informação pode se tornar um conteúdo de qualidade, mas é importante você escolher com sabedoria. O tipo de conteúdo que procuramos é algo que seus leitores estarão interessados em saber em até, no mínimo, dois anos.

A seguir vamos ver alguns exemplos de conteúdo evergreen que você pode produzir:

Conceituais: São conteúdos que ensinam acerca de um determinado assunto, informação ou conceito.
 Listas: Uma série de informações importantes ordenadas em lista, de maneira curta, rápida e simples.
Curiosidades: Explica sobre uma informação, muitas vezes pouco conhecida, que é importante sobre o assunto em questão.
Dúvidas: Conteúdos com foco em solucionar dúvidas frequentes e possíveis acerca de um assunto ou até mesmo funcionalidade.
Guias: Conteúdos mais completos e abragentes, que ensinam ao leitor uma diversidade maior de informações.
Práticos: Conteúdos que ensinem o leitor a fazer uma determinada ação.
Comparativos: Conteúdos explicativos sobre a diferença entre duas ou mais informações.

Claro que ainda existem ainda mais opções, mas essas são algumas que podem te ajudar a colocar seu novo conhecimento em prática o quanto antes!

Mas nós não paramos por aí, confira essas dicas essenciais para a produção de um conteúdo de qualidade!

Estude muito sobre o conteúdo que vai abordar.

Se você já sabe bastante sobre o assunto que está abordando, ótimo! Mas não pare por aí. O tempo todo as informações estão sendo atualizadas e renovadas. Esteja disposto a aprender novas coisas e até mesmo reaprender se for necessário.

Além disso, nem sempre a forma que nós sabemos é a forma que o conteúdo está sendo apresentado para os leitores.

É importante também estudar com a concorrência, não copiar, mas entender como está sendo feito para que você possa produzir um conteúdo à altura e até mesmo maior.

Escreva de maneira direta, simples e clara.

Quando temos uma meta de palavras para alcançar, muitas vezes tentamos dar voltas nas palavras, uma enroladinha aqui e ali.

Mas o que você não sabe é que para o seu posicionamento no Google isso é péssimo. Os motores de busca sempre fazem uma visualização rápida da sua página para classificar se o conteúdo é bom ou não. E se você enrola muito no conteúdo, pode esquecer. Ele vai considerar que o conteúdo não é tão bom para o leitor.

Além disso, se o conteúdo estiver mais direto, o próprio leitor vai conseguir absorver melhor a informação que você está passando. Consequentemente, a média de satisfação e conversão será maior.

Faça listas para tornar o conteúdo facilmente acessível.

Ainda mais direto do que um conteúdo simplificado, são as listas. Elas são adoradas tanto pelos leitores, quanto pelos motores de busca que também vão identificar que o seu conteúdo está mais simples e direto.

Você não precisa fazer listas em tudo. Mas é bom aproveitar desse mecanismo e adicionar algumas onde for possível no seu conteúdo.

Fique atento com as regras de Português.

Essa é a regra essencial. Um bom conteúdo precisa ter um português agradável e correto. Quem vai levar a sério um conteúdo que está cheio de erros?

E claro que vai muito além disso. A sua empresa pode perder muito da imagem de profissionalismo que estava buscando, porque aos olhos dos leitores, você estará perdendo credibilidade.

Você mesmo pode se perguntar sobre isso. Qual você iria dar preferência: Um conteúdo com um português bem escrito, ou um conteúdo cheio de erros? A resposta é bastante clara.

Intertítulos podem tornar o seu conteúdo muito melhor.

Sim, os intertítulos são essenciais. Principalmente para tornar a acessibilidade do seu leitor muito maior.

Quando você vê aquela caixa de texto gigante na sua frente, o que você vai pensar? Lógicamente, que aquilo vai ser um saco e cheio de enrolação e com informações desnecessárias.

Além disso, a estética do seu conteúdo vai parecer mais agradável para quem estiver do outro lado da tela.

Crie links internos.

Existem dois motivos que comprovam que a técnica de Link Building é essencial.

O primeiro, é porque quando o leitor for descendo o seu conteúdo e de repente encontrar aquele link interessante pronto para ser clicado, e ele clicar, pode ter certeza que o tempo que vai passar no seu site vendo mais e mais conteúdo, será maior.

O segundo, é porque os motores de busca identificam que quando há muitos links internos encaminhando de uma página a outra, eles consideram que o conteúdo tem uma qualidade melhor. Consequentemente, isso possibilita que o seu rankeamento aumente de forma significativa.

Faça uma pesquisa de palavra-chave.

Essa etapa é essencial antes mesmo de você começar a produzir o seu conteúdo. Isso porque é a partir da pesquisa de palavra-chave que você vai saber se o público que você quer alcançar, está interessado por ele.

Ferramentas como o Google Trends e o Key Word Planner vão permitir que você faça uma análise para saber o quanto aquela palavra-chave está sendo buscada pelos usuários.

E também, o quanto desse conteúdo que já está presente na web. E claro que se já tiver muito do conteúdo, significa que ele é mais concorrido com outros blogs e empresas.

Use URLs curtas e simplificadas.

Você já deve ter passado pela péssima situação de copiar um link e ele vir com um texto gigante de tantos caractéres presentes, não é mesmo? E como você se sentiu com isso? Aposto que desconfortável.

Para evitar esse tipo de problemas que podem gerar desconforto do leitor, é essencial que você use URLs curtas e simplificadas, que ele vai lembrar facilmente depois de como escrever para acessar novamente o conteúdo.

Finalize com uma proposta interessante.

Para finalizar o conteúdo com chave de ouro, é preciso de uma proposta interessante que vai prender a atenção do seu leitor! O chamado CTA (Call-To-Action).

Esse é o momento decisivo que você vai fazer o seu leitor avançar mais no seu funil de vendas, ou então fazê-lo amadurecer mais a mente se for esse o caso. Depende do conteúdo.

O CTA pode ser um outro conteúdo que vai amadurecer melhor a ideia do seu leitor, pode ser uma convite para baixar um ebook, ou até mesmo, uma proposta de negócio. Isso vai depender muito da situação em que o leitor se encontra, e o tipo de conteúdo que está sendo abordado no momento.

Analise com bastante cuidado!

Não foque apenas no seu produto.

E por último, mas não menos importante, é importante que você se foque no conteúdo que você está tentando entregar para o seu leitor. Focar no seu produto ou serviço pode tornar uma experiência negativa para o cliente e acabar fazendo a sua venda azedar.

A estratégia de marketing focada na criação de conteúdo, foca em levar conteúdo de valor para o cliente, e através desse conteúdo fazer com que o leitor atravesse aos poucos o funil de vendas, até que esteja pronto para a negociação.

Está pronto para começar?

Finalmente nós chegamos ao final, e agora é o momento de você colocar em prática tudo que aprendeu por aqui hoje! Se ainda está com alguma dúvida, curiosidade, ou quer simplesmente trocar uma ideia sobre o assunto, deixe nos comentários ou entre em contato com a Revolution Tech!

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