Persona: Tudo que você precisa saber!

Persona: Tudo que você precisa saber!

Dia 30 de julho de 2019, 19:31 por Revolution Tech

O consumidor é a chave para qualquer estratégia de Marketing Digital. Por esse motivo, Alan Cooper revolucionou o antigo método de público-alvo para uma nova maneira de otimizar, segmentar e definir quem é esse público.

O que é uma Persona?

Qual a diferença entre Persona e Público-alvo?

Por que definir uma Persona?

Como conseguir dados para montar a Persona?

8 passos simples para definir a sua Persona.

O consumidor é a chave para qualquer estratégia de Marketing Digital. Não adianta mirar seu conteúdo para quem não tem interesse de comprar o seu produto ou serviço.

É preciso entender as preferências, dificuldades e gostos do consumidor. Quanto mais você conhece uma pessoa, mais fácil se torna gerar um conteúdo de interesse para ela.

Foi com base nesse cenário que Alan Cooper, considerado o pai da Buyer Persona, revolucionou o antigo método de público-alvo para uma nova forma de segmentar, otimizar e definir quem é esse público, o que ele faz e o que gosta.

E assim nasceu a Persona, uma ferramenta inovadora no Mundo do Marketing, e que você vai conhecer logo a seguir!

O que é uma Persona?

Persona é o termo utilizado no marketing que faz referência a um personagem fictício criado pela empresa com base em dados e informações para representar o seu cliente ideal.

O termo “Persona” vem de Buyer Persona, na tradução literal de “cliente comprador” e melhor adaptado para, literalmente, “cliente ideal”.

A Persona é muito mais do que uma simples definição de público-alvo. Ela é alguém para você sentar e conversar, trocar ideias e entender. É como entrevistar um cliente e analisar qual é a melhor forma de conquistá-lo a partir da conversa.

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Quando você entende quem você deseja alcançar, traçar uma estratégia se torna algo simples.

A Persona tem uma identidade própria, única. Ela tem idade, tem cargo empresarial, tem família, tem preferência, tem dificuldades e tudo mais que uma pessoa normal tem direito.

E justamente, a partir dessa definições você vai conseguir entender como seu produto ou serviço pode ajudar e ser útil para a Persona.

Qual a diferença de Persona e Público-alvo?

Público-alvo é uma representação ampla e generalizada do público que você deseja alcançar. É um conjunto extenso de pessoas que compartilham de características próximas, e que no geral são interessantes para o seu negócio.

Exemplo: Pessoas de 20 à 40 anos, moradoras área central de São Paulo Capital, com interesse em atividades extras para lazer.

Persona é uma representação direta do cliente ideal, de forma humanizada e própria. É  literalmente como uma pessoa, que com suas próprias características, necessidades, preferências e dificuldades, apresenta o perfil ideal de um comprador do seu produto ou serviço.

Exemplo: Bruna de 24 anos, mora em São Paulo Capital em um apartamento, solteira. Trabalha como atendente em uma loja de roupas, com a renda mensal média de $3.000. Gosta de praticar atividades voltadas ao lazer, como yoga, academias, e até viagens.

Entendeu a diferença?

De maneira simplificada, o público-alvo se refere a um público abragente de pessoas, enquanto a persona é uma representação ideal, direta e humanizada.

Por que eu preciso definir uma Persona para o meu negócio?

A Persona é a chave para a estratégia de marketing ideal. Ela te ajuda a entender quem é a pessoa que você deseja alcançar, e como traçar a estratégia ideal para conseguir convencê-la.

Quando você trabalha com a Persona, você sabe exatamente quais os problemas que o seu cliente enfrenta no seu dia a dia. E consequentemente, você descobre como oferecer a solução ideal para ele.

A Persona permite que você saiba qual é o conteúdo que o seu cliente irá se interessar, qual a plataforma que ele prefere usar, e até qual o tipo de linguagem que você precisa adotar para lidar com ele.

Definindo a Persona.

Agora é hora de partir para a prática! Para definir a sua Persona vamos fazer um questionário com perguntas de vários tipos, desde dados comportamentais, até demográficos. Veja logo abaixo.

Informações Gerais

→ Qual é o nome e idade da Persona?
→ Onde ela mora atualmente? É uma casa, apartamento?
→ Qual seu estado cívil? Se for solteira, pretende se casar?
→ Ela possui filhos ou tem pretensão de ter?
→ Qual é sua formação acadêmica? Já fez algum curso?
→ Onde ela trabalha e qual função exerce?
→ Como é a sua rotina de trabalho? Tem algo que ela gostaria de mudar?
→ Qual é a sua renda mensal?

Comportamento

→ Como é o seu estilo de vida?
→ Ela tem algum hobbie ou atividade que gosta de fazer?
→ Quais são seus gostos particulares?
→ Quais são suas principais responsabilidades?
→ Como são suas preferências de compra?
→ Quais dificuldades enfrenta no seu dia a dia?
→ E os seus objetivos, quais são?
→ Como a minha empresa pode ajudar a Persona?

Esses são apenas alguns dos dados você pode usar para definir a sua Persona. Dependendo do tipo de negócio da sua empresa, você pode ainda adicionar novas perguntas.

Uma nota muito importante, é que você não precisa se prender a criação de apenas uma Persona. Na verdade, a maioria das empresas contam com a média de 3 a 5 Personas.

Apenas tome cuidado para não criar Personas demais, porque isso pode e vai dificultar a otimização das suas campanhas de marketing.

Além disso, você pode também criar Personas negativas, para identificar quais pessoas não se encaixam no perfil do seu cliente ideal.

Onde eu consigo os dados para formar a minha Persona?

Nada no marketing pode vir simplesmente da sua cabeça. Tudo é feito com base em dados reais e concretos para provar verdadeira eficiencia.

Agora é o momento que você irá juntar as perguntas que formulou e testar na prática, buscando dados de pessoas reais para definir a média para a sua Persona.

Algumas formas de buscar esses dados são:

→ Entreviste seus clientes.
→ Publique um formulário online.
→ Faça uma pesquisa com seus leads.
→ Use a sua lista de e-mail.
→ Converse com pessoas.
→ Interaja nas Redes Sociais.
→ Converse com a sua concorrência.

Agora que você já tem os dados, basta que você identifique os traços em comum entre as suas pesquisas e estipule as médias.

Entendeu tudo?

Agora você já sabe tudo sobre as Buyer Personas, suas funcionalidades e a forma para criá-las, basta pegar todo esse conhecimento e colocar em prática para fazer a sua estretégia de marketing digital se tornar um sucesso!

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