Como construir um blog post de valor em 7 passos

Como construir um blog post de valor em 7 passos

Dia 16 de junho de 2020, 12:50 por Revolution Tech

Produzir conteúdo é a alma de qualquer negócio! Mas na hora de colocar as mãos na massa, é bom se atentar em produzir um conteúdo que tenha uma boa qualidade e que venha a ser relevante para seu consumidor. Fique de olho nessas dicas!

Qual a importância de produzir conteúdo de valor?

A produção de conteúdo é a alma do negócio, pois ela envolve a criação e compartilhamento de informações que são capazes de atrair visitantes e converter os mesmos em clientes da sua marca.

Não adianta investir em uma construção de site, quando o conteúdo produzido não consegue atrair usuários para si, é como querer entrar no mundo das redes sociais e não ter posts que chamem a atenção do público.

Ter uma boa estrutura de conteúdo pode atrair muitos clientes e propagar a sua marca, fazendo com que os lucros aumentem. Mas é muito importante que a produção de conteúdo seja sempre alinhada ao objetivo principal da empresa e feito de forma estratégica.

7 Passos para a produção de conteúdo um  conteúdo de qualidade

1 - Pensar em títulos chamativos

Para ter um bom conteúdo, a primeira coisa a se fazer é pensar em um título. Você precisa colocar em seu título algo chamativo para convencer o leitor a clicar no seu artigo. Sem um título chamativo pode ser que você escreva um texto excelente que acabará não sendo visto por ninguém.

É muito importante criar um título interessante, objetivo e inovador. O leitor precisa entender exatamente do que o texto se trata apenas ao ler o titulo. Também é recomendado que o mesmo tenha no máximo 63 caracteres para ficar completamente legível nos mecanismos de busca.

Para a construção de um bom título, pense em um tema que será a "palavra-chave" do assunto tratado no conteúdo escrito. Tente buscar opções criativas e que atraiam mais a  atenção do leitor.

Mas é óbvio, que ao longo do seu texto você precisará responder o que prometeu no título. Existem várias maneiras de  dizer a mesma coisa com palavras diferentes, um bom escritor sabe utilizar bem isso.

2 - Defina uma estrutura

Muitas pessoas ao escrever um texto, travam ao não saberem como iniciar ou colocar em ordem as informações que devem ser passadas ao texto.

Uma dica muito valiosa, para você entender como fazer um blog post, é criar um roteiro para o texto e dividir o mesmo em partes.

Receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail

Cadastre-se na nossa newsletter


Uma estrutura que funciona muito bem é:

• Título.
• Introdução com a 'palavras-chave' e um breve resumo do que haverá no texto.
• Uma chamada, para o leitor continuar atento ao conteúdo do texto.
• Desenvolvimento (subdivididos em alguns subtítulos e tópicos).
• Finalização com um resumo do que foi visto e um call-to-action para manter o leitor engajado ao seu site.

3 - Defina uma linguagem adequada

Antes de começar a escrever um conteúdo, é necessário conhecer o seu leitor. Isso faz parte do planejamento estratégico que é utilizado em marketing e é algo que auxilia o escritor a entender quem é a sua 'persona', quais são suas dores e o que se espera da sua marca.

Ao conhecer o seu público, já será possível pensar em uma linguagem que mantenha certo padrão. O leitor ao ver vários dos seus conteúdos, ele deverá a ser capaz de perceber que foi a mesma pessoa que escreveu tais conteúdos.

4 - Escolha qual será o tipo de post

O tipo de post a ser escolhido é uma consequência dos pontos vistos anteriormente.  Os conteúdos e tamanhos tem o único objetivo de atingir um público de uma idade específica.

Por exemplo, um blog que possuí 750 palavras pode ser utilizado para um usuário conhecer sobre algum tema de forma geral. E um ebook ou um post de 2000 palavras poderá se tratar de aprofundar no assunto e usar uma linguagem mais específica.

5 - Preocupe-se com a escaneabilidade

A escaneabilidade tem certa relação com a possibilidade de algumas pessoas lerem o conteúdo e encontrarem informações necessárias de uma forma bem clara, simples, objetiva e rápida.

Por causa disso é necessário que o texto seja separado em parágrafos  pequenos, tenha espaços entre os tópicos e tenha um português adequado ao texto e ao público que o conteúdo deseja atingir. Outro recurso é o uso de tópicos  e negritos no texto.

Ao se deparar com um texto enorme, com uma pequena ou quase nenhuma divisão, o leitor desiste de continuar com a leitura.

O texto escaneável é um texto que em poucos minutos de leitura consegue te fazer entender o tema principal do artigo e quais os pontos que mais gostaria de ler. Por isso, utilize lista, subtítulos, sentenças diretas, tópicos, imagens e negritos para o leitor ter uma maior compreensão do texto.

6 - Faça pesquisas e utilize referências relevantes

É normal escrever sobre alguns temas que entendemos bem ou que temos certo conhecimento. Não significa que não precisamos fazer pesquisas complementares e usar referências com mais relevância.

Por exemplo, não adianta só informar no texto que pode-se ganhar dinheiro ao criar conteúdos na internet. É necessário mostrar com pesquisas e dados que isso realmente é possível. Se não, acaba se tornando apenas uma opinião sem nenhum embasamento.

A pesquisa complementar também auxilia a abranger mais pontos sobre tal tema, que você pode não ter nem considerado antes. Organize suas ideias iniciais e logo após vá completando com os dados extras.

7 - Siga as práticas de SEO

O SEO (otimização para mecanismos de busca) é composto de várias práticas que precisam ser colocadas na produção de conteúdo na internet, com a intenção de colocá-lo entre os primeiros resultados de uma busca.

Existem muitas sugestões que devem ser utilizadas para que o seu conteúdo consiga um bom alcance público.

A primeira delas é ter uma boa palavra-chave. Com a ajuda de planejadores, pode-se encontrar palavras que tenham uma boa relevância nas pesquisas, mas que não sejam tão concorridas.

O SEO está presente também nas imagens, vídeos e links adicionados ao texto. Os buscadores entendem que quanto mais tempo um usuário permanece em uma das páginas, mais relevante é aquele conteúdo para quem pesquisa tal tema na internet.

Para finalizar, o conteúdo precisa ter um call-to-action (CTA) para incentivar o leitor a cumprir algum objetivo. Este sendo para que ele leia outro conteúdo, entre em contato ou siga a marca em suas redes sociais.

Faça parte de nossa Newsletter

Receba conteúdo personalizado em seu e-mail!

Agência Revolution Tech

A Revolution Tech é uma empresa especializada na criação de Websites e Consultoria de Marketing, tendo como principal objetivo a realização dos sonhos de seus clientes e parceiros!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Feito com pela Revolution Tech © 2021 - Todos os direitos reservados.