Funil de Vendas: O que é e como usar?
Dia 30 de July de 2019, 19:19 por Revolution TechO Funil de Vendas é uma técnica indispensável para qualquer estratégia de Inbound Marketing. Se você ainda não conhece e aplica essa técnica, significa que muito provavelmente você está perdendo muitos clientes todos os dias.
O que é o Funil de Vendas?
Funil de Vendas é o processo de separar em etapas os clientes para definir o melhor meio de filtrá-los, para ter uma visão melhor sobre a melhor forma de lidar com ele.
Dessa forma a empresa possui o domínio e o conhecimento sobre o cliente desde a fase inicial até a final, oferecendo suporte durante todo seu percurso, aproveitando melhor o tempo útil do negócio.
Por que ele é chamado de funil?
Assim como um funil, ele começa bem largo, e no final, muito mais fino. É o processo de filtração que foi citado no tópico anterior.
Nele existe o topo, o meio e o fim. Dessa forma você consegue saber exatamente em que passo cada cliente está e como deve prosseguir nas próximas etapas, além de eliminar de uma vez aqueles que não se tornarão clientes, por isso cada vez o funil fica menor, porque a partir dele, surgem os clientes fiéis.
Por que usar o funil de vendas?
Se você não usar o funil, acaba sendo uma verdadeira bagunça.
Você não sabe certamente os passos inicia do seu cliente, e isso tira sua perspectiva sobre ele, pois não saberá se ele irá se tornar um cliente ou apenas curioso em saber o que você tem a oferecer.
E as vezes, aquele cliente que está ansioso para comprar, mas você não tem noção disso e acaba deixando aquele negócio azedar.
A organização é fundamental para qualquer organização funcionar, não acha? Esse meio ajuda a economizar tempo, dinheiro e esforço para as pessoas certas, ajudando você e seu cliente a fecharem negócios lucrativos juntos!
Quais são as etapas do funil?
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Assim como o próprio funil que nós conhecemos, o funil de vendas possui topo, meio e fim. Sendo o topo maior, e diminuindo à medida que os clientes vão passando pelas etapas.
Topo do Funil
O cliente muitas vezes é ignorante em relação a seu problema, o desconhecendo e ainda o pior, não sabendo que existe uma solução. São os clientes que precisam passar por um processo de educação, e o papel de educa-los é seu.
Você tem que mostrar o problema que eles não estão vendo, despertando seu interesse em tentar resolver, mostrando a gravidade desse problema para a saúde de sua empresa, o fazendo ter interesse de buscar a solução desse problema.
A partir daí, o cliente passa para o meio do funil, pois ele já entrou pelo topo.
Meio do Funil
O cliente já está ciente de suas próprias necessidades, sabendo que existe um problema e que ele deve ser resolvido.
Ele é chamado de Lead, que é um potencial consumidor que demonstrou interesse pela sua marca, para consumir seu produto ou serviço. E muitas vezes, com urgência.
Aqui ele estará buscando a solução com você, que muitas vezes ele ainda não sabe como chegar até ela.
A solução pode ser algo simples, como um cartão de visita, ou até mesmo um site com um database. Tudo dependerá de como você escolher resolver o problema de seu cliente baseado nas suas necessidades e condições.
Trabalhe com seu lead, para descobrir suas reais dificuldades e chegar a uma solução que seja boa para ele, amadurecendo a ideia. Mostrando a ele o que ele está perdendo diariamente sem essa solução, que ele realmente precisa e que é algo urgente a ser considerado.
Fundo do Funil
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Estamos chegando no começo da sua relação com seu cliente. Calma, você já vai entender!
Nessa etapa, é a parte final do processo de compra. Seus clientes passaram por todo o funil, totalmente educado sobre suas necessidades de acordo com o que você viu ser a melhor solução para ele.
Os leads qualificados se convertem em oportunidade nesse momento. Agora tudo vai depender de como você falou com ele, quanta confiança passou, a credibilidade de sua empresa, até mesmo seu portfólio pode influenciar na decisão. É como se fosse a hora da verdade.
Ocorrendo tudo certo, ele se torna um cliente fiel, pois você conseguiu mostrar para ele o problema que estava tendo, mostrou a gravidade, depois demonstrou que sua empresa, ou seja você, conseguiria resolvê-lo, apresentou de forma honesta o que poderia fazer e as possíveis soluções.
Ele irá te indicar para outras pessoas que estão com problemas parecidos e irá fazer parte de seu networking.
Por que esse é o começo da sua relação com o cliente?
Porque é nesse momento que você deverá ser prestativo, dar suporte, o famoso pós-venda. Você não pode simplesmente realizar o serviço e deixar o cliente a ver navios, deve-se manter um contato regular com ele para que se forme um laço de confiança cada vez mais forte.
Lembre-se de algo importante: Geralmente, as pessoas não compram da empresa, elas compram de você. Mas isso é um detalhe para outra matéria.
Então, o que achou da matéria? Qual foi sua experiência utilizando o funil de vendas? Tem alguma dúvida? Comente e nos diga sua história!